gastro
As especiarias enriquecem o sabor dos alimentos, pelo estiveram desde sempre ligadas à arte da culinária.As comidas bem temperadas não são necessariamente as que fazem arder a língua. As especiarias são uma complexa variedade de produtos aromáticos que fazem realçar aspectos desconhecidos dos ingredientes - e apenas algumas, como o piri-piri, as pimentas e o gengibre, picam na língua.Uma especiaria parcimoniosamente adicionada a um prato suave pode torná-lo extremamente agradável. Também pode ser um tempero miraculoso no último momento para muitas coisas, tanto salgados como doces
Exemplos:cravo-do-maranhão, canela-de-sassafraz, canela-cravo ou louro-canela, canela-cravo, cravo-da-terra, cravo-da-índia, pimenta-rosa, urucum, açafrão brasileiro, baunilhas, pimentas, os pimentões e o tamarindo, gengibre anis estrelado.
Molho
Os molhos são preparações culinárias utilizadas para acompanhar, umidificar e condimentar os mais diversos tipos de alimentos (massas, proteínas, vegetais e etc.). A origem dos molhos é algo muito incerto, e provavelmente foram sendo criados ou modificados com o decorrer do tempo desde a descoberta do fogo, quando o homem primitivo passou a cozinhar (diversas formas de cocção) seus alimentos. Assim é bem difícil precisar uma origem exata.
Exemplos:Molho bechamel, Chimichurri, Molho italiano, Molho pesto, Molho persa de iogurte.
Tempero
Tempero é o nome que se dá ao conjunto de condimentos, cuja função é realçar gosto do prato. Foram identificadas funções terapêuticas para alguns destes condimentos. São exemplos de temperos o sal, a canela, o coentro, o aneto, o alho, o louro, a pimenta e a salsa. Os temperos realçam o sabor dos pratos.produtos constituídos de uma ou diversas substancias sápidas, de origem natural, com ou sem valor nutritivo, empregado nos alimentos com o fim de modificar ou exaltar o seu sabor.