Fundamentos Históricos da Educação
ILMA ALVES DE FREITAS DE SOUZA
De acordo com o diálogo proposto com a professora Tatiana Larissa Pirola, graduada em História, pós-graduada em Psicopedagogia e especializada em Educação Especial da Escola Estadual Almirante Barroso, a mesma ao trabalhar o processo de proclamação da República, tem como objetivos possibilitar aos alunos compreender o contexto histórico que conduziu à República, assim como os sujeitos envolvidos nesse processo. A abordagem do conteúdo é realizada a partir de investigação do conhecimento prévio dos estudantes. O livro didático é utilizado como material pedagógico assim como textos de apoio pesquisados pelo professor em outras fontes e o uso de vídeo e slides contendo textos e imagens. São aplicadas atividades organizadas pelo professor e também sugeridas pelo livro didático. Não há nenhum projeto específico para trabalhar este tema, uma vez que na escola já se realiza um projeto sobre a Independência Política do Brasil (07 de Setembro de 1822).
Na época de 1985 como estudante da Escola Estadual Almirante Barroso, o conteúdo de História na época Estudos Sociais era inserido na sala de aula apenas com o uso do livro didático, onde pesquisas eram realizadas em biblioteca pública e as atividades eram descritas no próprio livro. O número de disciplinas eram poucas, e a nomenclatura de algumas delas era diferenciado sendo que a quantidade de aulas eram ampliadas por se tratar de poucas matérias.
Quanto ao crescimento educativo e pedagógico no decorrer dos anos nas escolas, além do emprego do livro didático e dentre outras ferramentas inseridas como materiais pedagógicos em sala de aula, diga que na época atual, os estudantes acumulam maiores conhecimentos acerca dos conteúdos, pois os mesmos utilizam-se destes materiais para realizarem pesquisas e trabalhos para as disciplinas dentro do contexto escolar. Hoje a forma de governo brasileiro não se compara com a de 1964,quando na época