FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
Professoras:
PEDAGOGIA – PARFOR EAD - Ano letivo 2011
Acadêmico(a):
Título Amplo: A educação Brasileira na Segunda Metade do Século XVIII (1759-1822).
ROSSI, Edinéia Regina. A educação Brasileira na Segunda Metade do Século XVIII (1759-1822). (Capítulo 3 do livro Fundamentos Históricos da Educação no Brasil. Maringá: Eduem. 2009. Organizadoras: NEVES, Fátima Maria. RODRIGUES, Elaine. ROSSI, Edinéia Regina. p . 89-102). 1. Como as reformas Pombalinas foram aplicadas no Brasil?
1.1. Em sua opinião qual é a relevância no processo de construção do estado nacional brasileiro da lei de 1827? “[...] para estudar a história, a historiografia opera com uma divisão no tempo, feita com base em marcos que sinalizam rupturas significativas com um modo anterior de vida. Esses marcos podem ser de cunho político, econômico, cultural, educacional entre outros. [...]”. (p. 89).
“[...] identificar a chamada idade moderna com o período que vai de 1453 a 1789, ou seja, da tomada de Constantinopla à chamada Revolução Francesa, ligada aos ideais filosóficos iluministas de proclamação dos direitos do homem e do cidadão. A idade contemporânea, por sua vez, costuma ser situada no período que vai de 1789 até os dias de hoje, ou seja, se referem desde os ideais liberais de igualdade, liberdade e fraternidade e suas revoluções, passando pela formação de blocos liderados pelos Estados Unidos e União Soviética, até ao fim do século XX, caracterizado pela globalização e pela difusão da tecnologia de informação [...]”. (p. 90).
“[...] no plano de organização da instrução pública, proposto pela Comissão de Educação da Assembléia Legislativa durante a Revolução Francesa (1789). Com o plano de instrução pública, pretendia-se criar o homem novo, produzir uma prática regenerada capaz de efetivar os princípios de uma sociedade democrática [...]”. (p.90).
2. Qual o papel da escola primária na constituição da identidade da nação