FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
a) Explique: como as reformas pombalinas foram aplicadas no Brasil?
Inicialmente é relevante relembrar que a Companhia de Jesus influenciou amplamente a educação no período colonial no Brasil, pois educou e catequizou os índios, oportunizou as descendentes dos colonizadores educação por meio de escolas instaladas nos principais núcleos urbanos, e por fim interviu na educação dos escravos dentro dos engenhos, de certa forma sua influencia e abrangência por um longo período, foi sem dúvida o marco inicial da educação do país.
Todavia, a tentativa de assassinato do rei e o episódio dos Sete Povos das Missões na região Sul do Brasil, acarretaram na expulsão dos padres da Companhia de Jesus do país, marcando assim o inicio das reformas pombalinas.
Em Portugal, Sebastião José de Carvalho, o Marquês de Pombal, foi nomeado em 1750 por D. José I como ministro, e as reformas por ele instauradas visavam tirar o país do atraso econômico e do isolamento cultural.
Na corte portuguesa:
“... foram realizadas várias reformas no campo da instrução. Entre elas, destacamos o decreto impedindo os jesuítas de exercerem o ensino nos domínios portugueses; a transferência do controle do ensino para o Estado; a instituição das aulas de Gramática Latina e Hebraica e de Retórica; a criação de uma Aula de Comércio em Lisboa (1755); a fundação do Colégio Real dos Nobres de Lisboa (1761); a Reforma da Universidade de Coimbra (1772); a Reforma dos Estudos Menores (1772), que reestruturou as classes de estudos de humanidades, de filosofia, de retórica e de línguas latina e grega, estabelecendo oficialmente escolas de ler e escrever e instituindo a cobrança do Subsídio Literário, imposto especial para as Escolas Menores.
Dentro desse espírito de reformas educacionais e com o objetivo de renovar as Letras e estimular a produção de conhecimentos científicos com base na observação e na experimentação, várias