FUN ES DA MOEDA
Centro de Ciências Socias e Humanas
Administração Noturno
Professor: Pedro Einstein dos Santos Anceles
Disciplina: Introdução a Economia
AS FUNÇÕES DA MOEDA
Acadêmico: Willian Conrado
Santa Maria, RS
24 de julho de 2013
1. INTRODUÇÃO
O seguinte trabalho visa apresentar as funções desempenhadas pela moeda na economia, que são: Meio de pagamento ou instrumento de troca; unidade de troca ou medida de valor e instrumento reserva de valor.
2. FUNÇÕES DA MOEDA
Normalmente, as funções desempenhadas pela moeda numa economia são distinguidas em:
2.1. Meio de pagamento ou instrumento de troca:
Nesta função, a moeda serve como meio de possibilitar compra e venda de produtos e serviços. A progressiva divisão do trabalho, vindo a dificultar o regime de troca direta, em que as mercadorias funcionavam como instrumento de troca, deu lugar à adoção da moeda para preenchimento dessa função. Com a introdução da moeda nas transações comerciais dissociou a anterior troca direta em duas fases distintas:
a) Operação de venda - Troca de bens ou serviços produzidos pelo indivíduo, por moeda;
b) Operação de compra - Troca de moeda por bens ou serviços produzidos pelo indivíduo.
Nas operações anteriormente descritas da troca indireta, a moeda aparece para satisfazer a necessidade de meio de pagamento. Segundo Gastaldi (1995), a função básica como meio de troca, significa que a compra e venda de bens e serviços operam com a utilização de moeda. São comprados por moedas e vendidos em troca dela.
2.2. Unidade de conta ou medida de valor
Conhecida também pela denominação comum de valores, a moeda possibilita saber o preço de um bem, possibilitando também o conhecimento do valor total dos bens adquiridos. Esta função torna possível a indicação de todos os preços numa só unidade, pela comparação dos valores relativos das mercadorias. De acordo com Marx (2006), os possuidores de mercadorias só podem estabelecer valores entre suas