Arquitetura Composi O
O DOMÍNIO DA COR E DO TRAÇO NÃO BASTA PARA GARANTIR A BOA QUALIDADE DE UM TRABALHO ARTÍSTICO.
É NECESSÁRIO TAMBÉM A PREOCUPAÇÃO COM A DISPOSIÇÃO DOS MOTIVOS (GEOMÉTRICOS OU FIGURATIVOS) NA SUPERFÍCIE TRABALHADA, OU SEJA, TRABALHAR A COMPOSIÇÃO DA OBRA.
COMPOSIÇÃO SIMÉTRICA
É A CONFIGURAÇÃO MAIS SIMPLES E TEM COMO CARACTERÍSTICA A CORRESPONDÊNCIA DE TAMANHO, FORMA E POSIÇÃO DE DOIS OU MAIS ELEMENTOS EM RELAÇÃO A UM PONTO DA SUPERFÍCIE TRABALHADA. AS FORMAS SE REFLETEM COMO EM UM ESPELHO E A ESSE EFEITO SE DÁ O NOME DE SIMETRIA.
COMPOSIÇÃO ASSIMÉTRICA
O ATRIBUTO ESPECIAL DA ASSIMETRIA CONSISTE EM SURPREENDER O OBSERVADOR COM A COMBINAÇÃO DE ELEMENTOS COM FORMA, TAMANHO E POSIÇÃO APARENTEMENTE DESEQUILIBRADOS. A UMA FIGURA PEQUENA, POR EXEMPLO, CORRESPONDE UMA GRANDE; A CADA LINHA VERTICAL OU HORIZONTAL OPÕE-SE UMA LINHA INCLINADA; UMA FIGURA ESTÁVEL É COMPENSADA POR UMA INSTÁVEL, ETC.
COMPOSIÇÃO PERIÓDICA
A CARACTERÍSTICA DESSA COMPOSIÇÃO É A REPETIÇÃO REGULAR DAS FORMAS QUE A COMPÕEM. O EFEITO DA CONTINUIDADE GERA A HARMONIA DO CONJUNTO.
COMPOSIÇÃO TONAL
NEM SEMPRE A COMPOSIÇÃO É UMA ORDENAÇÃO ESTÉTICA DAS FORMAS. AS CORES TAMBÉM OFERECEM DIVERSAS POSSIBILIDADES. AS FORMAS PODEM SER SIMÉTRICAS MAS A DISPOSIÇÃO DAS CORES ASSIMÉTRICA.
COMPOSIÇÃO REFERE-SE A COLOCAÇÃO OU DISTRIBUIÇÃO DOS ELEMENTOS QUE CONFORMAM A SUPERFÍCIE DO QUADRO DE UMA FORMA PERFEITA E EQUILIBRADA.
SEJA QUAL FOR O ESTILO ARTÍSTICO A QUE PERTENCE UMA OBRA, A TÉCNICA DE EXECUÇÃO DA MESMA OU A VERTENTE ARTÍSTICA DO AUTOR, TODAS ELAS TÊM EM COMUM CERTOS ELEMENTOS COMO: LINHAS, TONS, COR, LUZ, SOMBRAS, ETC.
É A CORRETA E EQUILIBRADA ORGANIZAÇÃO DESSES ELEMENTOS SEJAM ELES OBJETOS OU ESPAÇOS VAZIOS, SEGUINDO CERTOS PADRÕES E PRINCÍPIOS, O QUE DENOMINAMOS HARMONIA NA COMPOSIÇÃO.
HARMONIA PODE SER CONSEQUÊNCIA DA CORRETA APLICAÇÃO DE CERTOS PADRÕES QUE APLICADOS AO DESENHO DE FORMA CORRETA FARÃO DE UMA PINTURA, UMA OBRA DE ARTE.
- EQUILÍBRIO SIMÉTRICO OU ASSIMÉTRICO,