frutos e hortaliças
PROCESSAMENTO MÍNIMO DE HORTALIÇAS
O processamento mínimo de produtos hortícolas inclui atividades de seleção e classificação da matéria prima, operações de lavagem e processamento (corte, fatiamento, descasque), sanitização, embalagem, entre outras, a depender do produto.
PROCESSAMENTO MÍNIMO DE FRUTAS Uma gama de razões pode levar o consumidor a optar pelos minimamente processados. O tamanho da fruta pode ser uma delas. Ao comprar uma fruta minimamente processada numa unidade de comercialização adequada ao seu consumo, o consumidor reduz consideravelmente, ou mesmo elimina o risco de perdas na sua geladeira. Muitas frutas são evitadas em função de seu tamanho e/ou peso e dificuldade de descascamento. Melancias, melões, abacaxis e mamões são, normalmente, preteridos nas prateleiras por produtos menores e mais convenientes, uma vez que seu tamanho ou peso não se adequa ao número de indivíduos por família, ou mesmo ao consumo de um solteiro que vive sozinho. A dificuldade de descascamento (melancias, abacaxis), o extravasamento excessivo de líquidos (kiwi), ou o odor transferido para as mãos do consumidor (mexericas e tangerinas) são empecilhos na comercialização de alguns grupos de frutas, o que pode ser superado pelo mercado de minimamente processados.
MATERIA PRIMA
A qualidade da matéria-prima é fundamental para o sucesso dos produtos minimamente processados. Essa qualidade depende de práticas de produção mais adequadas que as dos produtos processados e melhores ainda que as dos próprios produtos comercializados in natura, principalmente no que diz respeito à utilização de agrotóxicos e fertilizantes.
A qualidade dos produtos no campo começa com a seleção de sementes e/ou de mudas certificadas, bem como de cultivares que melhor se adaptem aos fatores de clima e solo da região. Além disso, devem apresentar maior grau de resistência a problemas fisiológicos e