verdura
Verduras: alface, couve, repolho, agrião, etc.
Legumes: giló, chuchu, abóbora, tomate, etc.
A rigor os legumes são as plantas comestíveis da familia das leguminosas: feijão (vagem), soja, amendoim, tremoços, etc.
verdura é toda hortaliça que são consumidas as folhas e/ou as flores. (ex. alface, couve, brócolis, couve flor, repolho, etc.). Já os legumes, botanicamente são as vagens das leguminosas, mas popularmente são chamados de legumes todas as outras hortaliças que não sejam de folhas e flores (ex. batata, cenoura, inhame, mandioca, etc, (raízes); tomate, pimentão giló, beringela, etc. (frutos), vagem, ervilha, fava, etc. (frutos tipo legume).
Hortaliças, legumes ou verduras são termos nutricionais, agrícolas e culinários que se referem a plantas ou suas partes, geralmente consumidas por humanos como alimento.
Não são geralmente consideradas hortaliças as frutas, os frutos secos, as especiarias, os grãos, as batatas e algumas raízes tuberosas, como a mandioca. No entanto, do ponto de vista nutricional, todos estes produtos, com exceção das frutas doces, podem ser consideradas hortaliças1 .
Em botânica, os termos "fruta" e "legume" têm significados bem definidos, mas "hortaliça" e "verdura" não. Já em agronomia, em culinária e em linguagem popular, as definições podem variar, e o uso destes termos é muitas vezes indiscriminado. Alguns separam as plantas (ou suas partes) consumidas em frutas (vegetais doces) e hortaliças (vegetais não-doces) e, por sua vez, as hortaliças são divididas em verduras (consumidas cruas) e legumes (consumidos após cozimento). Outros separam as hortaliças com base no tipo de órgão: verduras seriam as folhas e flores comestíveis, e legumes seriam os frutos (no sentido botânico) não-doces, os caules e os órgãos subterrâneos (raízes, tubérculos e bulbos) comestíveis.
O termo legume, em