EDUCAÇÃO
Prof.ª ARACY LOSANO FONTES atividade a distancia I
ALUNO: ROBSON BARBOSA SANTOS
POLO: NOSSA SENHORA DA GLÓRIA DATA: 07/11/2013
CURSO: GEOGRAFIA CÓDIGO DO CURSO: 835 MATRÍCULA: 201110049430
QUE TIPO DE SEDIMETAÇÃO OCORRE NOS OCEANOS E EM SUAS PROXIMIDADES?
Existem dois tipos de sedimentação que ocorre nos oceanos e suas proximidades: sedimentação em margens continentais e sedimentação de mar profundo. O sedimento é principalmente de dois tipos: lamas e areias terrígenas erodidas dos continentes e conchas bioquimicamente precipitadas de organismos que vivem no mar. As lamas e areias cobrem a topografia dos basaltos originalmente formados nas dorsais mesoceânicas. A sedimentação incessante nos oceanos modifica as estruturas formadas pela tectônica de placas e cria a sua própria topografia, em locais de rápida deposição. Nas partes dos oceanos próximas as zonas de subducção, os sedimentos derivados de cinzas vulcânicas e derrames de lavas são abundantes.
Sendo assim, a sedimentação em margens continentais pode ser observadas em ondas e as correntes marítimas distribuem os sedimentos trazidos por rios em longos cordões de areia e camadas de silte e lama. A sedimentação bioquímica na plataforma resultada acumulação de camadas de conchas de carbonato de cálcio, dos organismos que vivem em águas rasas. A maioria desses organismos não tolera águas lamosas e é encontrado onde o material terrígeno acorre em pouca quantidade, ou está ausente. Nesses locais, predominamos recifes de coral, e os organismos acumulam-se em grandes espessuras de sedimento carbonático.
Já a sedimentação de mar profundo pode ser encontradas em partículas terrígenas finas e aquelas precipitadas por processos bioquímicos, que se encontram suspensas na água, depositam-se lentamente. Esses sedimentos de mar aberto, chamados de sedimentos pelágicos que é acumulação de lamas, constituídas por elementos minerais (lamas argilosas) e