O que é Educação
CENTRO DE EDUCAÇÃO
ELISA FOERSTE CARDOZO
RESENHA DO LIVRO “O QUE É EDUCAÇÃO” DO AUTOR CARLOS RODRIGUES BRANDÃO
VITÓRIA
2013
O que é Educação
O livro lido aborda, desde seu início, o primórdio da educação até chegar à sua situação atual. De forma interativa, Brandão nos leva a uma viagem desde o que se entende como o gênese da educação.
No primeiro capítulo (Educação? Educações: aprender com o índio), o autor expõe uma carta que uma tribo indígena enviou como resposta aos governantes das Seis Nações, que pediam que alguns jovens da tribo estudassem nas instituições dos brancos. Em tal carta, nos deparamos com o modo de ensino que os índios abordam: informal e na prática, sem um modelo de escola formado.
Em todo o decorrer do capítulo, encontramos formas informais de como tribos e comunidades lidavam com a educação informal, sem uma instituição formada propriamente para lidar com o ensino. É visível também a posição favorável do autor em relação à esse modelo de ensino, mostrando-nos que essa educação passada entre gerações formava homens, crenças e ideias e qualificava profissionais nas áreas que as famílias atuavam.
No capítulo seguinte temos a continuidade do anterior, abordando a temática “Quando a Escola é a aldeia”. O alvo é o ensino informal. É claramente exposto que o ensino centralizado não existia, e que as crianças aprendiam com os membros mais velhos da aldeia, apenas observando e ajudando, por exemplo, na lavoura ou na caça. Os mais jovens treinavam habilidades e recebiam estimulação e correção das condutas erradas.
Nomeando de endoculturação, o autor nos faz enxergar que a educação está em todos os lugares e é praticada de diversas formas, sendo em muitas situações imperceptível.
No terceiro capítulo, Brandão começa a revelar-nos o surgimento da escola. A invenção do ensino e da pedagogia se inicia quando a sociedade começa a separar “o que se faz, o que se