Educação
O projeto Mão na Terra surgiu da necessidade de promover educação ambiental junto aos alunos, cujos desejos estão relacionados aos valores da cultura de consumo, e, para que a mudança aconteça, é necessário que todos vivenciem práticas ambientais corretas. São vários os desafios que precisamos superar para que os alunos possam vivenciar e desenvolver essas práticas na escola, pois o caminho para um mundo mais justo, ético e sustentável é o fortalecimento dessas experiências.
Projeto de Educação Ambiental desenvolvido na E.E. Dinorá P. Ramos Brito, São José dos Campos, SP.
Eixo Temático I - Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável
A partir das relações entre educação, trabalho e desenvolvimento sustentável, pretende-se fomentar debates acerca das políticas formuladas pelos órgãos internacionais reguladores, pelos Estados e pelas instituições representantes de diferentes segmentos sociais e discutir também se essas políticas possibilitam a qualidade social da cidadania.
É preciso compreender a complexa relação entre educação, trabalho e desenvolvimento sustentável e seus aspectos políticos, sociais, econômicos, culturais e ambientais para estimular e definir caminhos menos competitivos e mais solidários.
A busca de um desenvolvimento sustentável requer o entendimento de que a dinâmica da realidade decorre do nexo entre as ações individuais e as coletivas que formam o tecido social de nosso tempo.
Debate 1 – Educação, Mundo(s) do Trabalho e Desenvolvimento Sustentável
A revisão do papel da educação na construção de valores éticos e políticos dos indivíduos e de suas instituições deve se alicerçar na crença de que é possível romper com o dualismo entre natureza desumanizada e ser humano desnaturalizado.
Os mundos do trabalho vêm passando por inegáveis transformações de base técnica e tecnológica, o que afeta significativamente os processos de trabalho e a educação. Sendo assim, faz-se necessário aprofundar