educação
Secretaria de Educação Especial
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
A FUNDAMENTAÇÃO
FILOSÓFICA
Brasília - 2004
Série: EDUCAÇÃO INCLUSIVA
1. A Fundamentação Filosófica
2. O Município
3 A Escola
4 A Família
FICHA TÉCNICA
Coordenação Geral
Secretaria de Educação Especial/Ministério da Educação
Organização
Maria Salete Fábio Aranha
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)
Centro de Informação e Biblioteca em Educação (CIBEC)
E24e Educação inclusiva : v. 1 : a fundamentação filosófica / coordenação geral SEESP/MEC; organização Maria Salete Fábio Aranha. – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2004.
28 p.
1. Educação inclusiva. 2. Educação infantil. 3. Diretrizes da educação. I. Brasil.
Secretaria de Educação Especial. II. Aranha, Maria Salete F.. III. Título
CDU: 37.014.53
376.014
UM NOVO TEMPO
Assegurar a todos a igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola, sem qualquer tipo de discriminação, é um princípio que está em nossa Constituição desde 1988, mas que ainda não se tornou realidade para milhares de crianças e jovens: meninas e adolescentes que apresentam necessidades educacionais especiais, vinculadas ou não a deficiências.
A falta de um apoio pedagógico a essas necessidades especiais pode fazer com que essas crianças e adolescentes não estejam na escola: muitas vezes as famílias não encontram escolas organizadas para receber a todos e, fazer um bom atendimento, o que é uma forma de discriminar. A falta desse apoio pode também fazer com que essas crianças e adolescentes deixem a escola depois de pouco tempo, ou permaneçam sem progredir para os níveis mais elevados de ensino, o que é uma forma de desigualdade de condições de permanência.
Em 2003, o Brasil começa a construir um novo tempo para transformar essa realidade.
O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Especial, assume o compromisso de apoiar os estados e municípios