frigorifico
ETEC PROF APRÍGIO GONZAGA / EXT E. E. CORONEL ARY GOMES
TÉCNICO DE LOGÍSTICA
SISTEMA INTEGRADO MRP / MPS
GUARULHOS
2014
ANDRE
ANDREZA MONTEIRO
ATELIDES
EDUARDO M. BROCANELLI
RODRIGO JOSÉ DA SILVA
Objetivo:
O objetivo deste trabalho é a familiarização deste software para com nossos trabalhos e rotinas do dia –a- dia nas empresas, o qual muitas vezes lidamos diariamente, mas não temos conhecimentos técnicos sobre o mesmo. A pesquisa em diversos sites nos dará uma visão maior do que é, e não de um simples programa de computador que conta materiais, mas de uma integração entre setores e relações na cadeia de suprimentos.
Conceito
Existem diversos programas de computador que auxiliam no gerenciamento de uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.O ERP é um conjunto software integrador que proporciona uma visão completa da empresa, mesmo tratando-se de áreas distintas; tal sistema tem a finalidade de agilizar e automatizar processos que até então eram manuais.
Há alguns anos era disponibilizado apenas para grandes organizações pelo fato de terem grandes fluxos de entrada e saída de materiais e insumos e vastos contatos com seus fornecedores de mataria prima, isso voltado a área produtiva sem contar o comércio. Sua expansão foi tão intensa que hoje é distribuído também para pequenas e médias empresas. Outro fator contribuinte é o avanço da informatização.
Histórico
Em meados dos anos 50 o conceito de tecnologia era restrito, e, estava ligada apenas a classes altas e empresas com grande índice nomes no mercado. Na época deu-se inicio as primeiras utilizações de controles de estoques com utilização dos mainframes, deixando de lado métodos manuais.
No inicio dos anos 70 surgil o Material Requeriment Planning ( MRP ) ou Planejamento de Requisição de Material, eram pacotes que conversavam entre si planejando e controlando o uso e quantidade de insumos e etapas dos processos