criação imperfeita
A CRIAÇÃO IMPERFEITA
Cosmos, vida e o código oculto da natureza
E D I T O R A
RIO
DE
JANEIRO
R E C O R D
•
2010
3
SÃO
PAU L O
Prefácio
Se não temos um posição, velocidade ou aceleração especial, ou uma origem distinta da das plantas e dos animais, então talvez sejamos as criaturas mais inteligentes em todo o Universo. Por isso somos únicos.
Carl Sagan (1985)
Toda a filosofia baseia-se em apenas duas coisas: curiosidade e visão limitada...O problema é que queremos saber mais do que podemos ver.
Bernard le Bovier de Fontenelle (1686)
Às vezes, para enxergarmos mais longe, temos que olhar por cima dos muros que nos cercam. Durante milênios, magos e filósofos, crentes e céticos, artistas e cientistas vêm tentando decifrar o enigma da existência, convencidos de que a incrível diversidade do mundo natural tem uma origem única, que a tudo engloba. A essência dessa busca é a convicção de que, de alguma forma, tudo está interligado, de que existe uma unidade conectando todas as coisas. Para representar esta unidade, a maioria das religiões invoca uma entidade divina que transcende os limites do espaço e do tempo, um ser com poderes absolutos que criou o mundo e que controla, com maior ou menor arbítrio, o destino da humanidade. Todos os dias, bilhões de pessoas vão a templos, igrejas, mesquitas e sinagogas dedicar preces ao seu Deus, a fonte de todas as coisas.
Não muito longe dos templos, em universidades e laboratórios, cientistas tentam explicar as várias facetas do mundo natural a partir de uma noção surpreendentemente semelhante: que a aparente complexidade da
Natureza é, na verdade, manifestação de uma unidade profunda em tudo o que existe.
Neste livro, veremos que a crença numa teoria física que propõe uma unificação do mundo material — um código oculto da Natureza — é a versão científica da crença religiosa na unidade de todas as coisas. Podemos chamá-la de “ciência monoteísta”. Alguns dos