concorrência imperfeita
Disciplina: Economia
Docente: Renata Sá
Discentes: Acácio Ferraz Santos Douglas Coimbra Fábio Silveira Silva Ivan Diego Moraes de Sousa João Batista Renato Coelho do Nascimento
Vitória da Conquista,
Outubro de 2013
INTRODUÇÃO
A concorrência um processo que todas as pessoas já vivenciaram, sempre que algum produto esta muito caro sempre pensamos: vou comprar na concorrência. Mas o que e a concorrência, e por que motivo me assegura que a alta de um produto em um estabelecimento lavará a diminuição em outro.
De acordo com Samuel Johnson, “A concorrência é o esforço para conquistar aquilo que, ao mesmo tempo, outro também se esforça para conquistar”.
Ao analisar a concorrência com um olhar crítico podemos observar que ela não só e um fator muito importante na economia como ela pode literalmente ditar o preço dos produtos e controlar o mercado.
Concorrência
A concorrência era vista por Adam Smith como um agente regulador do caos econômico, tinha como característica levar a uma ordem social espontânea e produtiva isso levaria ao equilíbrio entra oferta e demanda onde os produtores competiam para vender os seus produtos assim como os consumidores para obter determinados produtos.
Porem a concorrência tem o seu lado selvagem em que tudo se torna substituível. Muitos críticos das economias de mercado defendem que a concorrência é um dos males centrais do sistema e que a procura de maiores lucros e salários dá origem à guerra entre os indivíduos, conduz à redução da cooperação no interior da sociedade e torna algumas pessoas mais ricas á custa de outras, que ficam por isso em pior situação. Contudo, a concorrência não é uma criação, nem sequer um produto secundário, de um sistema de mercado ou capitalista. A concorrência existe em todo o lado na natureza e em todos os sistemas econômicos.
Concorrência perfeita