sistemas
Curso: TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Semestre: 1º Turma: 2014-2
Disciplina: Análise de Sistemas I
Professor: M.Sc. Antonio Pires de Almeida Junior
Acadêmico (a): FRANCISCO AUGUSTO MARTINS ANDRADE RGM: 343.3912
Data: 06/09/2014
AULA 01 – CONCEITO DE SISTEMA
Responda às perguntas a seguir com as suas palavras, expressando seu entendimento do assunto estudado.
1) Conceitue Homeostasia e Caixa Preta. Cite um exemplo de algum tipo de produto ou sistema que você considere ser uma caixa preta, explicando o porquê da escolha.
RESP: Homeostasia É o equilíbrio entre as partes do sistema, diretamente relacionado ao bom funcionamento do processo de retroação.
Caixa preta é quando um sistema e impenetrável ou inacessível ou quando é excessivamente complexo de difícil explicação, como exemplo temos o cérebro humano, Sendo tão complexo e dinâmico, nosso cérebro ainda é, em larga medida, uma caixa preta bem fechada, cujos segredos esperam por ser desvendados.
Na verdade, a nossa compreensão do cérebro é absolutamente rudimentar em comparação com o nosso entendimento de outros órgãos.
2) Faça um resumo sobre a Teoria Geral de Sistemas.
A Teoria Geral dos Sistemas surgiu com os estudos do biólogo Ludwig Von Bertalanffy, buscando os princípios unificadores que interliga os universos particulares das ciências, de modo que cada princípio possa ser utilizado de forma sinérgica pelas outras ciências; introduzida pelo autor na cibernética, engenharias de sistemas e nas ciências que iam surgindo. A Teoria de Sistemas é uma parte específica voltada para a análise sistêmica.
Sistemas é um conjunto de elementos interdependentes que se interagem formando um todo organizado, com intuito de alcançar um objetivo ou finalidade. Cada sistema é constituído de subsistemas e ao mesmo tempo faz parte de um sistema maior, esses sistemas existem em um ambiente que é tudo o que existe