Sistemas
Segundo Chiavenato (2011) a teoria de sistemas (TS) é um raro especifico de Teoria Geral De Sistemas (TGS). A TGS surgiu com os trabalhos de Ludwing Von Bertalanffy, ela busca solucionar problemas ou tentar arrumar soluções praticas para tal. Os pressupostos básicos da TGS são: existe uma tendência para a integração das ciências naturais e sociais, essa integração parece orientar-se rum a uma teoria dos sistemas, a teoria dos sistemas constituí o modo mais abrangente de estudar os campos físicos do conhecimento cientifico como as novas tendências sociais, a teoria dos sistemas desenvolve princípios unificadores que atravessam verticalmente os universos particulares das diversas ciências envolvidas visando ao ao objetivo de unidade da ciência e a teoria dos sistemas conduz uma integração na educação cientifica.
A TGS fundamenta-se em três premissas básicas. A primeira delas é: os sistemas existem dentro dos sistemas. Cada sistema é constituído de subsistemas e ao mesmo tempo faz parte de um sistema maior, o supra-sistema. Cada subsistema por sua vez pode ser trabalhado em subsistemas componentes, e assim por diante. O supra-sistema por sua vez ainda faz parte de um supre-sistema maior. A segunda premissa básica é: os sistemas são abertos. Os sistemas abertos são caracterizados por um processo infinito de intercambio com o seu ambiente para trocar energia e informação. Já a terceira premissa é: as funções de um sistema de sua estrutura. Cada sistema tem um objetivo ou uma finalidade que constitui seu papel no intercambio com outros sistemas dentro do meio ambiente.
Ainda segundo Chiavenato (2011) a palavra sistemas denota um conjunto de elementos interdependentes e interagentes de um grupo de unidades combinadas que formam um todo organizado. Sistema é o conjunto ou combinações de coisas ou partes formando um todo unitário. Os sistemas apresentam características próprias. A mais importante característica é a ideia de um conjunto de