relatorio de capacitores e circuitos RC
DEPARTAMENTO DE FÍSICA CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
Estudante: Ana Maria Salgueiro Baptisttella
Relatório Física Experimental II
(Capacitores e Circuitor RC)
24 de outubro de 2012.
1. Objetivo
O objetivo desta prática é estudar o comportamento de capacitores e o circuito em série de resistor e capacitor, determinando constante de tempo de um capacitor e ainda comparar os valores experimentais com os valores calculados.
2. Introdução Teórica Os circuitos Rc é uma associação em sequência de um resistor R em série com um capacitor de capacitância C com uma bateria de fem ε. Um capacitor é constituído de duas placas condutoras separadas por um isolante (dielétrico) e tem propriedade de armazenar energia elétrica. Ligada a essas placas condutoras, estão os terminais para a conexão destes com outros componentes. Uma característica é quando aplicado uma dada voltagem a essas placas, ele acumula nas placas uma quantidade de cargas elétricas cujo valor é proporcional à tensão aplicada. Assim quanto maior a diferença de potencial entre suas placas, maior a carga acumulada na mesma. A constante de proporcionalidade entre a carga adquirida (q) e a diferença de potencial (VC) aplicada é chamada de capacitância (C) do capacitor. Assim temos: (1) A unidade de capacitância no sistema internacional é o farad, representado pela letra F. Para carregar um capacitor ele estando série com uma resistência temos o circuito, representado pela figura 1:
Figura 1
O capacitor (C) inicialmente esta descarregado e a ddp entre as placas é Vc = 0. Para carregar o capacitor é fechando o circuito girando a chave para que entre em contato com o ponto a, neste momento as cargas positivas (+q) fluem do polo positivo da bateria para uma das placas, enquanto que as cargas negativas (-q) fluem do polo negativo para outra