circuitos rc como integradores e diferenciadores
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
DEPARTAMENTO DE FÍSICA TEÓRICA E EXPERIMENTAL
LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA FIS0611
CIRCUITOS RC COMO INTEGRADORES E DIFERENCIADORES
XXXXX
Discente da UFRN
Natal, Agosto de 2014
Resumo
Neste experimento observamos a diferença entre dois tipo de circuitos RC, o primeiro como integrador e em seguida mudando o referencial observamos um circuito RC como diferenciador. Partindo dos fundamentos teóricos, realizamos simulações gráficas e finalizamos realizando o experimento no laboratório.
Introdução
Este relatório tem como objetivo relatar um experimento realizado no laboratório de eletrônica da UFRN, realizado em 05/08/2014 e qualificar os fenômenos físicos ocorridos no experimento, tendo como parâmetros básicos, a resistência, capacitância, corrente e voltagem. Um circuito RC pode se comportar como um dispositivo integrador ou diferenciador, este era um dos tópicos do laboratório de eletrônica, sendo a teoria dada em aula, a simulação e a experimentação as técnicas utilizadas para a abordagem do conteúdo. Assim sendo, cada grupo de 5 a 6 alunos teve a incumbência de realizar a experiência a partir de um roteiro pré-definido, procurando obter o máximo desempenho possível, bem como, os melhores resultados e a melhor apresentação do trabalho. A experiência descrita neste relatório foi realizada por nós alunos com o auxilio do professor e um aluno da pós-graduação, possuindo o objetivo de formularmos um relatório coerente com a experiência. Neste experimento, conectamos em série um capacitor, um resistor, e uma fonte de tensão AC.
I - Fundamentos teóricos
Um capacitor é um elemento do circuito elétrico responsável pelo acúmulo de cargas para liberá-la no momento certo. Um circuito composto de um resistor e de um capacitor e uma fonte de voltagem, é denominado