Atps etapa 3 passo 1
Um único vendedor de um produto/serviço para um grande número de consumidores no mercado.
Monopólio corresponde a uma estrutura de mercado extrema de concorrência imperfeita, caracterizada pelo fato de que o bem transacionado nesse mercado é oferecido por uma única empresa. Em linhas gerais, é a ausência de concorrentes em determinado setor da economia, resultando na existência de apenas um fornecedor, constituindo assim uma forma de extrema concorrência imperfeita.
Conceito de Oligopólio
Um pequeno número de ofertantes de um produto no mercado para um grande número de consumidores. Quando um mercado é dominado por um pequeno número de produtores/vendedores ofertantes (os chamados oligopolistas), diz-se que existe um oligopólio. São poucos fornecedores, cada um detendo uma grande parcela do mercado, e sendo sensíveis a mudanças de preço no mercado.
Conceito de Monopsônio
Em economia, monopsônio é uma forma de mercado com apenas um comprador, chamado de monopsonista, e inúmeros vendedores. È um tipo de competição imperfeita, inverso de monopólio, onde existe apenas um vendedor e vários compradores.
Um monopsonista tem o poder de mercado, devido ao fato de poder influenciar os preços de determinado bem, variando apenas a quantidade comprada. Os seus ganhos dependem da elasticidade da oferta. Esta condição também pode ser encontrada em mercados com mais de um comprador, ou seja, nesse caso chamamos o mercado de oligopsônio.
Conceito de Oligopsônio
Oligopsônio é um a forma de mercado com poucos compradores, chamados de oligopsonistas, e inúmeros vendedores. É um tipo de competição imperfeita, inverso ao de oligopólio, onde existem apenas alguns vendedores e vários compradores.
Os oligopsonitas tem o poder de mercado, devido ao fato de que podem influenciar os preços de um determinado bem, variando apenas a quantidade comprada. Os seus ganhos dependem da elasticidade da oferta. Nesse caso seria uma situação intermediária entre a de