O beneficio dos índices
ANDRÉIA LEITE
OS BENFÍCIOS DOS ÍNDICES
RECIFE
AGOSTO/2012
Segundo Axson, os índices são como um painel de controle de um carro: fornece a informação necessária no momento certo, sem inundar o condutor com tantas informações. Eles são usados para monitorar o capital de giro da empresa e determinar com precisão se ela é capaz de honrar com todos os seus compromissos financeiros, sem comprometer a sua saúde financeira.
Os indicadores tradicionais de liquidez, por exemplo, mensuram a capacidade de uma empresa pagar suas contas em dia. Já os índices de rotação medem o giro do estoque a prazo médio de renovação e venda dos estoques da empresa. Enquanto que os índices de endividamento correspondem a proporção dos fundos próprios em relação aos fundos de terceiros. Por fim, os índices de rentabilidade medem a capacidade de uma empresa gerar riqueza.
O índice de liquidez imediata é importante porque revela a porcentagem das dívidas em curto prazo de uma empresa, em condições de serem liquidadas imediatamente. Já o índice de liquidez seca demonstra a porcentagem das dívidas em curto prazo em condições de serem liquidadas mediante a utilização das contas do disponível e valores a receber.
Quanto maior a liquidez corrente significa que a empresa apresenta alta capacidade de financiar suas necessidades de capital de giro. O mais conhecido de todos os índices é o de liquidez corrente. Ele representa as obrigações líquidas e certas e geralmente predominam dívidas à vencer no curtíssimo prazo
O índice de liquidez geral revela a liquidez da empresa no curto prazo e no longo prazo. Ele também é usado como medida de segurança financeira da empresa.
Representam o número de dias que a empresa deverá esperar para receber as dívidas de clientes e expressam o número de dias que a empresa demora para liquidar suas dívidas. Os índices de rotação revelam o número de meses de vendas que seria necessário