frederico froebel
Friedrich Froebel nasceu em 21 de abril de 1782, na vila de Oberweissbach, do Principado de Schwarzburg – Rudolstadt, situada na floresta da Turíngia, região sudeste da Alemanha. Devido a algumas circunstâncias foi uma criança quase que entregue a si mesma o que fez com que tivesse uma atitude autodidata. Apesar disso, foi com o pai que Froebel aprendeu a ler, a escrever e a calcular e foi de quem recebeu fortes influências da religiosidade tomando-a como princípio em sua concepção educacional. Bastante inteligente, aos dez anos mudou-se para a casa do tio para poder continuar estudando onde viveu uma vida solitária ,depois de concluir a escola, em princípio dedicou-se a técnica florestal depois estudou em gena, tendo sido ainda agricultor, secretário particular, professor e assistente de Pestalozzi na suíça, de quem foi aluno mais brilhante . Foi um dos primeiros educadores a considerar o inicio da infância como uma fase de importância na formação de pessoas.
Em junho de 1840, Froebel funda o primeiro jardim de infância (kindergarten). na cidade de Blankenburg o qual constituía os princípios da pedagogia frobeliana aplicados a criança menores de seis anos. As crianças eram consideradas plantinhas de um jardim cujo jardineiro era o professor. Dois anos depois, a escola foi transferida para keilhal, onde froebel pôs em prática suas teorias pedagógicas, em 1826 publicou sua obra principal menschenerziehung (a educação do ser humano).
Em 1851confundido froebel com um sobrinho esquerdista o governo da Prússia proibiu as atividades dos jardins-de-infância. O educador morreu no ano seguinte, mas o banimento só foi suspenso em 1860, 8 anos mais tarde. os jardins-de-infância rapidamente se espalharam pela Europa e nos Estados Unidos, onde foram incorporados aos preceitos educacionais do filósofo John Dewey(1859-1952). Ideias acerca da educação e da didática
Para ele, a escola é o lugar onde a criança deve aprender as coisas importantes da