Froebel e a concep o de jogo infantil
Frederico Augusto Guilherme Froebel nascido na Alemanha em 21 de abril de 1782, foi um filosofo no período romântico, tinha um olhar diferenciado para criança, analisando seu desenvolvimento e suas expressões de natureza espontânea da infância.
Foi reconhecido como psicólogo da infância por instituir uma pedagogia com práticas de orientações, um comando para a conduta.
Tinha uma ligação muito forte com a religião, com a natureza, bosques e animais e tudo que é ligado a Deus. Em seus estudo Froebel entende que não se deve separar os estágios do desenvolvimento da infância, juventude e a maturidade como distintos.
Sugere que no início da educação seja de natureza guardadora, deixando livre o modo de se aprender e expressar, mostrar suas espontaneidades e particularidades e conhecendo a si própria, acredita que a criança deva ter autonomia, ser produtiva e criativa, incentiva a liberdade em atividades livres.
Aponta em como a educação pode garantir desde a infância por meios da natureza, valorizando sua individualidade se tornando completa na coletividade, que ao se educar a criança ela se tornara um grande homem para a sociedade.
Projeto Kindergarten
Como trabalho da educação destinado a preparar a criança para o desenvolvimento em cada nível de sua vida, sempre exaltando que não devemos privar a criança da liberdade e sim deixá-la livre para fazer suas atividades essenciais para seu desenvolvimento físico, mental e do intelecto moral.
A influência do jogo na educação
Froebel não foi o primeiro a analisar o valor dos jogos e brincadeiras, mas foi o predecessor na importância do jogo no trabalho pedagógico, criando os jardins de infância, usando de jogos e brincadeiras que influência o desenvolvimento e o aprendizados de crianças através de uma mediação adequada.
Teve seu trabalho reconhecido por meios de obras de grandes filósofos e pensadores como:
Platão: Em as leis (1948) destacando a importância do aprendizado e do