TRABALHO COMUNICA AO E LING
Ao longo da vida o homem aprende a sua língua e sua forma de linguagem e é importante entendermos o quão isso é necessário para a nossa formação como seres humanos.
Por tanto na vida de cada acadêmico é importante estudar e compreender a linguagem e suas maneiras, tanto quanto a leitura e a compreensão. Pois é através da linguagem que o homem consegue transmitir seus pensamentos, e é através da leitura que aperfeiçoamos nossos conhecimentos. Sem a linguagem não há leitura e sem leitura não há estudo.
Os conceitos considerados mais relevantes foram: Aprender como se fazer um texto no qual todos compreendam e como expor a suas ideias da melhor maneira, como estruturar um texto e usar as técnicas de leitura para nos fazer compreender cada vez mais o que o autor quer nos passar.
Define-se como texto, a linguagem seja ela oral ou escrita. Um texto consiste em uma organização, como estrutura de parágrafos, um texto deve ser constituído por palavras que garantam a coerência, a coesão e a interligação entre os termos para que aja sentido. Só é considerado texto, o “corpo” da obra, seja manuscrita ou impressa e não se considera como texto o que esta escrito na capa, folha de rosto, índice e etc.
Gênero textual é considerado toda linguagem quando empregada em varias situações de comunicação, como em jornais, revistas, e-mail ou até mesmo em uma simples lista de compras, por tanto gênero textual abrange todo tipo de texto.
O texto é composto por uma organização de parágrafos, sendo assim baseado em estruturas, a estrutura simples que consiste em um texto mais objetivo e a estrutura mista que é geralmente constituído por duas técnicas a retomada da palavra chave e o encadeamento. Um texto deve ser constituído por palavras que garantam a coerência,a coesão e a interligação, para a construção do sentido.
Segundo Pierre Lévy, quando lemos um texto é por nossa conta entende-lo e o elaborar no nosso pensamento, interpretando-o da maneira correta, de modo em que