teste de chamas
CLELITON DE OLIVEIRA LIMA
FELIPE BORGES CERVI
LUCAS GIEBMEYER
SÉRGIO OSVALDO DE SOUZA
QUÍMICA – AULA PRÁTICA
TESTE DE CHAMAS
CASCAVEL
2015
FACULDADE ASSIS GURGACZ
CLELITON DE OLIVEIRA LIMA
FELIPE BORGES CERVI
LUCAS GIEBMEYER
SÉRGIO OSVALDO DE SOUZA
QUÍMICA – AULA PRÁTICA
TESTE DE CHAMAS
Relatório apresentado à disciplina de Química – Aula Prática como requisito parcial para avaliação do primeiro bimestre pela Faculdade Assis Gurgacz.
Professor (a) Orientador (a):
Larissa Albunio Silva
CASCAVEL
2015
Relatório de Química para o 1º Experimento, com Teste de Chama, realizado em laboratório no dia 19 de março de 2015, e entrega prevista para 02 de abril de 2015, referente à Disciplina de Química Geral e Experimental.
Sumário
Capítulo 1 – Introdução
Capítulo 2 – Materiais e Reagentes
2.1 – Materiais
2.2 – Reagentes
Capítulo 3 – Procedimento Experimental
Capítulo 4 – Conclusões e Observações
Capítulo 1 – Introdução
A realização deste experimento, Teste de Chama, teve como objetivo a observação da cor da chama obtida pelo aquecimento de elementos tais como, sulfato ou cloreto de sódio, lítio, cálcio, bário, cobre e potássio, com as mudanças de níveis energéticos do átomo.
O teste envolveu a exposição dos elementos em uma chama e a observação da cor resultante para cada espectro de emissão. Aplicou-se energia em forma de calor, a chama, fornecida a cada elemento, para explicar o princípio de que parte dos elétrons da última camada de valência absorvem a energia produzindo o que chamamos de estado excitado, passando para um nível de energia mais elevado, e emitem luz ao voltar ao estado fundamental de cor e intensidade, que podem ser verificados através da observação visual da chama.
Ao receber energia térmica do exterior, o elétron sai de seu estado original para um nível de energia mais elevado, ou seja, salta de uma órbita mais interna para outra mais externa; porém a quantidade de energia que ele recebe é bem