A GESTALT
Atua na teoria da forma, estudo da inteligência, linguagem, compotamento em grupos e isoladamente, na memória e motivação.
A PERCEPÇÃO O tema central da teoria gestalt é a percepção, que é importante para compreender o comportamento humano, que é estudado de uma forma global, levando em conta o que muda as condições das percepções dos estímulos. Quando vemos uma parte de um objeto temos a tendência de completá-lo, fechando sua forma, ligando os pontos que compõem uma figura, a gestalt denomina essa tendência de força do campo psicológico, que nos leva a procurar a boa-forma.
Temos a tendência de agrupar elemento próximos, semelhantes, tendemos a completar figuras para facilitar a compreensão.
BOA-FORMA
A melhor forma de aprender e entender, a forma como eu entendo, os estímulos físicos são entendidos de uma maneira diferente do que é na realidade.
Não podemos compreender a boa-forma se o que percebemos não houver simetria, equilíbrio e estabilidade.
Está relacionada com o comportamento que é determinado pelo estímulo, ou seja a percepção, a visão global é conhecido por meio geográfico e meio comportamental que tem uma interação que é feita através da percepção.
Na gestalt a relação entre a parte e um todo é fundamental para compreender o objeto, aprendemos relacionando o mais simples e o mais complexo. Compreensão imediata, quando a relação de figura-fundo fica visível sem que tenhamos feito esforço, temos uma compreensão interna.
A teoria de campo de Kurt Lewin
Kurt Lewin trabalhou durante 10 anos com Wertheimer, Koffka, Kohler na Universidade de Berlim, e dessa colaboração desenvolveu sua