gestalt
Gestalt – termo alemão intraduzível, com um sentido aproximado de figura, forma, aparência. Outros nomes pra psicologia da Gestalt são “Gestaltismo”, “psicologia da forma” ou simplesmente “Gestalt“.
O conceito de Gestalt foi primeiro introduzido na filosofia e psicologia contemporânea por Christian Von Ehrenfels, mas o verdadeiro pai da Gestalt foi Max Wertheimer, cujo trabalho surgiu como resposta ao estruturalismo de Wilhelm Wundt (“um sistema no qual cada um dos elementos só pode ser definido pelas relações de equivalência ou de oposição que mantém com os demais elementos“). No entanto, Wertheimer não foi o único responsável pelo surgimento do Gestaltismo. O desenvolvimento desta área da psicologia foi fortemente influenciado por outros grandes pensadores, como Immanuel Kant, Ernst Mach e Johann Wolfgang Von Goethe. Em contraposição a essa noção,os psicólogos da Gestalt defendem que a percepção não é o resultado da soma de sensações de pontos luminosos individuais,mas uma apreensão imediata e unificada do todo,devido a uma necessidade interna de organização.Em resumo: o princípio básico da teoria gestaltista é que o inteiro é interpretado de maneira diferente que a soma de suas partes.
Alguns livros sobre gestalt:
• FILHO, João Gomes. Gestalt do Objeto, Sistema de Leitura Visual da Forma. São Paulo: Escrituras, 2000.
• DONDIS, Donis. Sintaxe da Linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
As leis da GESTALT :
1.Unidade 2.Segregação 3.Unificação 4 Fechamento 5.Continuidade 6.Proximidade 7.Semelhança 8.Pregnância da forma.
1- UNIDADE: Um único elemento encerra-se em si mesmo ou como parte de um todo
2 – SEGREGAÇÃO: Capacidade perceptiva de separar, identificar, evidenciar ou destacar unidades formais em um todo compositivo ou partes desse todo.