Práticas interdisciplinares na escola
PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA ESCOLA
(Org.) Ivani Fazenda
Acadêmicos: Beatriz, Fagner, Gislene, Jéssica Naiane, Patrícia, Talita e Marcos Antônio. Iporá – Go 2011
INTRODUÇÃO:
Práticas Interdisciplinares na Escola é o livro em que Ivani Catarina Arantes Fazenda e seus parceiros, alunos da PUC/SP – hoje professores em diversas Universidades, desvelam o estudo de um ano sobre a teoria da interdisciplinaridade.
CAP. 1 - INTERDISCIPLINARIDADE: DEFINIÇÃO, PROJETO, PESQUISA
Publicação do artigo.
Anos 90, volta da interdisciplinaridade. Insegurança, parte do novo paradigma.
Estudiosos tentam definir interdisciplinaridade.
Interdisciplinaridade tenta o diálogo com outras formas de conhecimento. Importância do projeto interdisciplinar. Pesquisa, método interdisciplinar. essencial na execução do projeto
Ivani C. A. Fazenda
CAP. 2 - CIÊNCIA E INTERDISCIPLINARIDADE
Civilização fragmentada. Desabrochar da civilização entre os gregos. Renascimento da visão holística de mundo que constitui a essência da interdisciplinaridade. Relação entre ciência e interdisciplinaridade.
Physis designador da ciência, suporte as demais e resgate da visão de mundo que é o grande anseio da interdisciplinaridade.
Maria Elisa de M. P. Ferreira
A Physis foi distorcida pelos latinos.
Physis foi resgatada. Logo, interdisciplinaridade é um ato de troca, de reciprocidade entre as disciplinas ou ciências de áreas do conhecimento.
CAP. 3 – INTERDISCIPLINARIDADE: UMA TENTATIVA DE COMPREENSÃO DO FENÔMENO
Compreender a interdisciplinaridade em seus fundamentos e a partir de sua existência como “sendo” e “existindo”. Compreender a partir do significado dos seus elementos. Prefixo “Inter” e sufixo “dade”, ao se justaporem levam a possibilidades interpretativas. • Inter: Posição ou ação intermediaria, reciprocidade, interação (fazer que se