fichamento
Froebel foi um pedagogo alemão com raízes na escola de Pestalozzi, e foi o fundador do primeiro Jardim da Infância. o desenvolvimento ocorre por etapas; ele observava as crianças de diferentes idades, bem como as fases de crescimento.
A criança é como uma planta em sua fase de formação, exigindo cuidados periódicos para que cresça de maneira saudável.
As brincadeiras são o primeiro recurso no caminho da aprendizagem. Não são apenas diversão, mas um modo de criar representações do mundo concreto com a finalidade de entendê-lo.
A educação na infância se realiza através da ação, que é uma atividade muito importante para o desenvolvimento da criança. Froebel usa o termo da auto- atividade, ou seja, ele diz que a criança aprende através da ação dela sobre determinado objeto, essa ação expressa intenções em contato com o mundo externo.
Froebel valoriza muito os jogos, músicas, histórias, contos de fadas, e fábulas, assim como as excursões e principalmente o contato com a natureza. Ele considerava a Educação Infantil indispensável para a formação da criança. O objetivo das atividades nos jardins de infância era possibilitar brincadeiras criativas. As atividades e o material escolar eram determinados para oferecer o máximo de oportunidades de tirar proveito educativo da atividade lúdica. Froebel desenhou círculos, esferas, cubos e outros objetos que tinham por objetivo estimular o aprendizado. Eles eram feitos de material macio e manipulável, geralmente com partes desmontáveis. As brincadeiras eram acompanhadas de músicas, versos e dança. Os objetos criados por Froebel eram chamados de “dons” e havia regras para usá-los, que precisariam ser dominadas para garantir o aproveitamento pedagógico. As brincadeiras previstas por Froebel eram, quase sempre, ao ar livre para que a turma interagisse com o ambiente.
Froebel foi o primeiro educador que enfatizou o brinquedo e a atividade lúdica, para ele o brincar caracteriza a ação da criança e que o