Biografia e Principais Obras de Froebel
Augusto Guilherme Frederico Froebel (1782 – 1852) Teve uma infância solitária no campo da pedagogia seguiu muitas ideias de Pestalozzi. 1816 ele fundou sua primeira escola onde puseram em pratica suas teorias pedagógicas 1826 publicou seu livro mais importante, Educação do Homem. Na Suíça, treinou professores e dirigiu um orfanato. Todas essas experiências serviram de inspiração para que ele fundasse o primeiro jardim-de-infância. Em 1851, confundindo Froebel com um sobrinho esquerdista, o governo da Prússia proibiu as atividades dos jardins-de-infância. Principal contribuição pedagógica resulta da atenção para com as crianças da primeira infância. Foi um dos primeiros educadores a considerar o inicio da infância como uma fase de importância decisiva na formação das pessoas. A criança é como uma planta em sua fase de forma, exigindo cuidados periódicos para que cresça de maneira saudável. A pedagogia privilegiava a atividade lúdica por perceber o significado funcional do jogo e do brinquedo para o desenvolvimento sensório-motor e inventa métodos para aperfeiçoar as habilidades.
Suas contribuições à pedagogia foram às atividades lúdicas, por perceber o significado funcional do jogo e do brinquedo para o desenvolvimento sensório-motor e inventa métodos para aperfeiçoar as habilidades. Froebel desenhou círculos, esferas, cubos e outros objetos que tinham por objetivo estimular o aprendizado.
Os objetos criados por Froebel eram chamados de "dons" ou "presentes" e havia regras para usá-los, que precisariam ser dominadas para garantir o aproveitamento pedagógico. As brincadeiras previstas por Froebel eram, quase sempre, ao ar livre para que a turma interagisse com o ambiente Froebel adotava, assim, a ideia contemporânea.
Defendia também a educação sem imposições às crianças porque, segundo sua teoria, elas passam por diferentes estágios de capacidade