Atps
O Século da Pedagogia por Excelência.
Foi um movimento cultural e intelectual cujo lugar de origem foi à França em meados do século XVII, mais vindo a se concretizar somente no século XVIII, era característica principal do movimento que em todas as atividades intelectuais criticava violentamente as bases do poder, clero, da nobreza e do soberano.
O século XVIII foi um momento culminante das sucessivas transformações culturais vividas até então pela sociedade européia. Desde o renascimento, o homem moderno foi ampliando a confiança em si mesmo, no poder da razão e na liberdade de pensamento. Muitos pensadores passaram a criar novas teorias sobre os diversos assuntos: Deus, Terra, planetas, homem e sociedade. A Igreja, os reis absolutistas e a nobreza conservadora, todos muito criticados, não gostaram dos ataques ao Antigo Regime. Mas as novas idéias foram se proliferando até constituírem o Iluminismo, movimento cultura de grande importância para a história contemporânea. Defendiam o domínio da razão sobre o a visão teocêntrica que dominava a Europa desde a Idade Média. Segundo os filósofos iluministas, esta forma de pensamento tinha o propósito de iluminar as trevas que se encontrava a sociedade.
O apogeu deste movimento foi atingindo no século XVIII e, este passou a ser conhecido como Século das Luzes. O Iluminismo foi mais intenso na França, onde influenciou a Revolução Francesa através de seu lema: Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Também teve influência em outros movimentos sociais como na independência das colônias inglesas na America do Norte e na Inconfidência Mineira, ocorrida no Brasil.
No quesito Brasil, aconteciam várias transformações na sociedade no século XVIII dentro da Inconfidência, com base nos ideais iluministas, como por exemplo:
- Fim do colonialismo (Foi um conjunto de atitudes políticas, econômicas e militares que visavam a aquisição de territórios coloniais através da conquista e estabelecimento dos colonos);
- Fim do