Jogos, briquedo e bincadeira -uma revisão conceitual
1054 palavras
5 páginas
Froebel foi o primeiro educador a enfatizar o brinquedo, a atividade lúdica, a apreender o significado da família nas relações humanas. Suas idéias foram expostas depois, em 1826, em sua mais importante obra, “Die Menschenerziehung”, “A Educação do Homem”. Ainda neste ano começa a publicação de um jornal semanal -A Família Educadora - destinado a divulgar seu sistema de educação.No ano de 1832, as autoridades, que reagiam às idéias pedagógicas de Froebel, afastaram-no da direção da escola e ele partiu para a Suíça. Em 1836 falece sua primeira esposa Henriette Wilhelmine Hoffmeister,sendo que neste mesmo ano cria os materiais chamados de Dons. Quando se estabeleceu na Suíça, treinou professores e dirigiu um orfanato. Todas essas experiências serviram de inspiração para que ele fundasse o primeiro jardim-de-infância, em 1840, na cidade alemã de Blankenburg, o “Instituto para o Cuidado da Infância e da Juventude”, que mais tarde rebatizou de Kindergarten.
Em 1844 publica a obra Canções para a mãe que acalenta seu filho constituída de várias canções para ajudar a mãe a estimular sensoriamente a criança nos primeiros anos de vida. Paralelamente as suas atividades, administrou uma gráfica que imprimiu instruções de brincadeiras e canções para serem aplicadas em escolas e em casa.
Em 1837, Froebel abriu o primeiro jardim de infância, Kindergarten, onde as crianças eram consideradas como plantinhas de um jardim, do qual o professor era o jardineiro.
segunda-feira, 3 de maio de 2010
Biografia e Principais Obras de Froebel
FRIEDRICH WILHELM AUGUST FRÖBEL
"A educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana, com todos os seus poderes funcionando com harmonia e completa, em relação à natureza e à sociedade. Além do mais, era o mesmo processo pelo qual a humanidade, como um todo, se elevando do plano animal e continuaria a se desenvolver até sua condição atual. Implica tanto a evolução individual quanto a universal".