jogos e brincadeiras
Brincadeiras
Material Teórico
Breve História dos Jogos e Brincadeiras
Responsável pelo Conteúdo:
Prof Ms Pascoal Fernando Ferrari
Revisão Textual:
Profa Esp Vera Lídia de Sá Cicaroni
Breve História dos Jogos e Brincadeiras
• Os seres humanos são seres brincantes
• A criança e a cultura lúdica
• Na escola também se brinca
·· Seja bem-vindo à unidade I: Breve História dos Jogos e
Brincadeiras. A ideia central da unidade é fazermos alguns apontamentos históricos sobre os Jogos e Brincadeiras. Para tanto, investigaremos as ideias de Frederico Froebel (1782
– 1852), filósofo alemão do período romântico. Ainda, na unidade, veremos como os Jogos e Brincadeiras se relacionaram com a escola no decorrer dos tempos.
Nesta unidade, estudaremos a história dos jogos e das brincadeiras. Faremos alguns apontamentos, mostrando que essas atividades lúdicas foram vistas de diferentes maneiras no decorrer da história.
Em seguida, veremos a vida e a obra de Frederico Froebel, um autor que, na história da educação mundial, fez com que a criança fosse enxergada de uma maneira mais humana.
Froebel acreditava no jogo e na brincadeira como eixos de sua pedagogia.
Ao final do texto, faremos uma reflexão a respeito dos jogos e das brincadeiras na escola, defendendo a ideia da importância dessas atividades lúdicas no currículo da Educação
Infantil.
Quanto às atividades propostas na unidade, é importante que você realize todas com afinco e determinação. Teste seus conhecimentos respondendo às questões sugeridas, observe o que você já sabe e o que precisa ainda saber e amplie seus conhecimentos lendo o material complementar. Tenha um bom estudo e lembre-se de que, em caso de dúvidas, estaremos à sua disposição através do ambiente virtual.
5
Unidade: Breve História dos Jogos e Brincadeiras
Contextualização
Nossa sugestão, para o momento de contextualização, é que você assista a dois vídeos:
1) A Importância do Brincar
O