ANJO NEGRO DE NELSON RODRIGUES, UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM E A ABORDAGEM PSICOLÓGICA
5637 palavras
23 páginas
ANJO NEGRO DE NELSON RODRIGUES, UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM E A ABORDAGEM PSICOLÓGICA 1. IntroduçãoA dramaturgia de Nelson, como todas as outras, retratam os personagens como seres primitivos, muitas vezes, seguindo seus desejos e pulsões, nada como a sociedade da qual conhecemos que, por vezes, age com hipocrisia, impondo valores, regras das quais não seguem. Segundo, [FREIRE-FILHO, 2004], o autor desde sempre recebeu muitas críticas e, algumas vezes, se deparou com suas peças encenadas interditadas nos teatros por inserir conteúdos inapropriados e nem por isso desistiu de escrever suas dramaturgias, e muito menos mudou seu jeito único de satirizar a sociedade.
Ainda em [FREIRE-FILHO, 2004], a peça Anjo Negro encontram-se o infanticídio, o incesto, o preconceito racial, o adultério, o assassinato, o estupro, e uma contemplação do amor e o ódio na dimensão do irracional. Tudo isso é colocado de forma inteligente e estranhamente desagradável, típica de Nelson Rodrigues.
A forma como são retratados os personagens não foge de alguns conceitos da psicologia e da psicanálise usados para se tentar entender a subjetividade humana. Assim pode se estabelecer relações entre a peça e esses conceitos elaborados, por exemplo, os de Sigmund Freud e Robert Zajonc, ambos estudiosos da área.
No primeiro tópico deste texto será apresentado Nelson Rodrigues pelas suas dramaturgias que o tornaram conhecido. No segundo tópico o contexto da peça Anjo Negro, numa narrativa contínua dos acontecimentos e fatos importantes da peça, acrescentando ponto de vista sobre alguns elementos. No terceiro e último tópico faremos uma abordagem psicológica da peça de Anjo Negro, retratando alguns conflitos existentes, principalmente no enfoque da problematização racial e o complexo dos sentimentos de amor e ódio dos protagonistas dialogando com as teorias psicanalíticas de Freud e outros estudiosos.
2. Nelson Rodrigues – Um jeito único de retratar o cotidiano
Nascido em 23 de agosto