A educa o nos n veis iniciais uma etapa onde a crian a vai viver uma importante fase de sua vida
Porém o comportamento do professor não deve ficar exclusivamente voltado a essas práticas devendo sempre modificar sua metodologia para melhorar esse processo construtivo dele com a criança para assim superar as limitações do paradigma processo-produto, e através do dialogo eventualmente melhorar essa relação com o seu educando.
O educador para pôr em prática o diálogo, não deve colocar-se na posição de detentor do saber, deve antes, colocar-se na posição de quem não sabe tudo, reconhecendo que mesmo um analfabeto é portador do conhecimento mais importante: o da vida. GADOTTI (1999, p. 2)
Despertar o interesse do aluno tem impacto bastante positivo, o prazer por adquirir conhecimento não é algo que surge espontaneamente nesse aluno, pois é algo que não cumpre com satisfação e até mesmo encarada muitas vezes como obrigação.
O conhecimento não é algo que deve exclusivamente ser enfatizado por esse professor, ele também deve levar em consideração que ele faz parte da construção da identidade e do processo de cidadania dessa criança, e para que isso eventualmente acabe ocorrendo é necessário que o professor compreenda que seus alunos também têm sentimentos e enfrentam problemas em suas vidas pessoais.
É o modo de agir do professor em sala de aula, mais do que suas características de personalidade que colabora para uma adequada aprendizagem dos alunos; fundamenta-se numa determinada concepção do papel do professor, que por sua vez reflete valores e padrões da sociedade. ABREU & MASETTO (1990, p. 115),
O bom professor é o que consegue, enquanto fala, trazer o aluno até a intimidade do