Froebel e a concepção de jogo infantil
Frederico Augusto Guilherme Froebel nasceu em 21 de abril de 1782, na Floresta da Turíngia, Alemanha, onde foi criado tendo a natureza como companheira e com influência evangélica, por seu pai João Jacob Froebel, pastor da igreja luterana, seus irmãos, empregados e madrasta já que sua mãe faleceu quando ele tinha um ano de idade.
Quando adulto se formou em Botânica e Matemática, Filósofo do período romântico recebeu influencia literária que se destaca nos poemas destinados as mães e ideológica que se destaca em suas teorias que buscam uma relação entre o homem, à natureza e Deus. Pois, para ele através da educação o homem tem acesso ao conhecimento e a Deus que manifesta sua espiritualidade na natureza.
De sua relação com a natureza e da constatação de que para o seu melhor desenvolvimento a criança deve ser educada desde que nasce para aprender a usar seu corpo, sentidos e linguagem, surgiu o Kindergarden, ou seja, jardim de infância aonde ele destina educação a crianças, para que se desenvolvam para os próximos estágios: juventude e maturidade, mas entende que não podem ser separados como se fossem distintos.
Froebel propôs que a educação do Kindergarden fosse protetora e não categórica, porque acreditava que para o desenvolvimento físico, intelectual e moral a criança precisava de liberdade para se expressar e viver de acordo com sua própria natureza, para que conhecesse a si mesma e inseriu, os jogos, brinquedos e brincadeiras para estimular os movimentos corporais, para expressão do que vive em seu cotidiano e para proporcionar alegria e descanso.
A partir dai usou de base jogos, brinquedos e brincadeiras livres ou orientadas criando uma metodologia de ensino e criando também os dons que propôs que fossem estudados como forma de vida (natureza), de beleza (simetria) e conhecimento (matemática,geografia) e destacamos aqui os principais:
-Bola (esfera) que para Froebel tinha efeito educativo visto que a maioria das