Frederick Herzberg
Este trabalho tem como objetivo explicar a teoria de Frederick Herzberg
Orientador : Prof. José Luiz Thomaz
SÃO PAULO
2014
FREDERICK HERZBERG
Um dos professores de gestão mais influentes e consulltores do pós-guerra ,morreu em janeiro de 2000.Frederick Irving Herzberg nasceu em Lynn,Massachussetts, 18 de abril de 1923. Foi um psicólogo americano que se tornou um dos nomes mais influentes na gestão empresarial. Ele é famoso por introduzir o enriquecimento do trabalho e a teoria dos Fatores de Motivação (teoria dos dois fatores).
CONCEITO MOTIVACIONAL:
São os fatores motivacionais que produzem algum efeito duradouro de satisfação e de aumento de produtividade em níveis de excelência, isto é, acima dos níveis nominais. O termo motivação, para Herzberg, envolve sentimentos de realização, de crescimento e de reconhecimento profissional, manifestados por meio do exercício das tarefas e atividades que oferecem um suficiente desafio e significado para o trabalhador.
FATORES MOTIVACIONAIS : Dizem respeito ao trabalhador, e não à empresa.Frederick Herzberg chama de fatores motivacionais tudo que tem relação com a execução das tarefas e os deveres relacionados ao cargo em si, como: crescimento profissional, desenvolvimento e aprimoramento de habilidades, responsabilidade do cargo ocupado, auto-realização em cumprir as tarefas designadas e o reconhecimento de seu trabalho.
Fatores higiênicos que são estímulos externos que melhoram o desempenho e a ação de indivíduos, mas que não consegue motivá-los.Fatores motivacionais que são internos, ou seja, são sentimentos gerados dentro de cada indivíduo a partir do reconhecimento e da auto-realização gerada através de seus atos.
ESTRATÉGIAS :COMO IDENTIFICAR TIPOS MOTIVACIONAIS
Para Hezrbeg, há pessoas voltadas essencialmente à procura da realização, da responsabilidade, do crescimento, da promoção do próprio trabalho e do reconhecimento merecido ,são as pessoas