Frederick herzberg.
Introdução.
Formulou a teoria dos dois fatores para explicar e melhorar o comportamento das pessoas em situação de trabalho.
Este estudo busca entender o comportamento do indivíduo na Empresa analisando o comportamento, os conflitos e fatores que levam o indivíduo ao sucesso dentro de sua organização.
Esta teoria, explica por exemplo porque certos profissionais dão mais importância a atividade que realizou do que a possíveis vantagens materiais que ela possa trazer. A realização pessoal vem do próprio trabalho.
Biografia.
Frederick Irving Herzberg nasceu em Lynn, Massachusetts, em 18 de abril de 1923. Foi um psicólogo americano que se tornou um dos nomes mais influentes na gestão empresarial. Ele é famoso por introduzir o enriquecimento do trabalho e a teoria dos Fatores de Motivação (teoria dos dois fatores).
"Um dos professores de gestão mais influentes e consultores do pós-guerra ... morreu em 18 de janeiro de 2000, em Salt Lake City.
TEORIA COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO
( Behavioral Sciences Aproach )
Conceituação
A abordagem comportamental da ciência administrativa propõe o abandono de posições normativas e descritivas e a adoção de uma posição humanística e descritiva, mantida portanto, a ênfase nas pessoas. Esta abordagem diferencia-se da apresentada por Jonh B. Watson, que trabalhou o enfoque individual através da realização de experimentos em laboratório, analisando:
•
•
•
•
aprendizagem estímulo e reações hábitos etc.
O método de Watson evoluiu para a análise comportamental de grupos, utilizada por Kurt Lewin na chamada Psicologia Social ( Teoria das Relações Humanas ) e a seguir para a Psicologia
Organizacional em um sentido amplo, ainda que não desconsiderando os pequenos grupos sociais.
Desta forma, a Psicologia Organizacional contribuiu decisivamente para o surgimento de uma teoria administrativa mais democrática e humanística, a Teoria Comportamental da Administração.
O maior expoente