Teoria De Frederick Herzberg
Frederick Irving Herzberg nasceu em Lynn, Massachusetts, em 18 de abril de 1923. Ele graduou-se na City College em Nova York e fez a pós- graduação na Universidade de Pittsburgh. Foi um psicólogo americano que se tornou um dos nomes mais influentes na gestão empresarial. Quando não estava estudando, dava aula de psicologia na Case Western Reserve, em Cleveland. O professor ficou um tempo afastado dos estudos para servir como sargento no exército. Ele é famoso por introduzir o enriquecimento do trabalho e a teoria dos Fatores de Motivação (teoria dos dois fatores). Herzberg era tão admirado em sua área que seus livros e artigos ganharam a atenção de pessoas como Douglas McGregor e Abraham Maslow, ambos importantes estudiosos de relações humanas. De acordo com ele “… A prevenção da insatisfação é tão importante quanto o incentivo de satisfação”.
Suas Teorias
Herzberg, então, dividiu estes relatos em dois fatores: motivacionais (os que agradavam) e higiênicos (os que desagradavam). Diferentemente de Abraham Maslow, que estudou a satisfação das necessidades das pessoas em diversos campos de sua vida, Herzberg procurou estudar o comportamento e a motivação das pessoas dentro das empresas, especificamente.
FATORES HIGIÊNICOS: Esses fatores são os relacionados à empresa e, quando ausentes, causam insatisfação, mas quando presentes, apesar de satisfatórios, não causam necessariamente a motivação do funcionário. Dizem respeito às condições físicas do ambiente de trabalho, salário, benefícios sociais, políticas da organização, clima organizacional, oportunidades de crescimento, etc. Herzberg disse “… Fatores de higiene operam independentemente dos fatores de motivação. Um indivíduo pode ser altamente motivado em seu trabalho e estar insatisfeito com seu ambiente de trabalho”. Herzberg relacionou o seu uso original da palavra higiene com o seu significado médico (prevenção e ambiental), ele observou que esses fatores