TEORIA DA MOTIVAÇÃO- FREDERICK HERZBERG
Unidade São Gabriel – Manhã
Faculdade de Psicologia
Teoria da Motivação- Frederick Herzberg
Alunos: Abissair Farias
Cinthia Mara
Hellem Gomes
Lídia Aparecida
Renato Tsuyoshi
Rosangela Dias
Belo Horizonte
2013
Teoria da Motivação- Frederick Herzberg
Introdução
O tema motivação tem sido um assunto de grande relevância, para estudiosos do comportamento humano, esse interesse resultou em grandes pesquisas sobre o assunto. Uma Teoria que até hoje é muito influente nas organizações é a teoria dos dois fatores de Herzberg a qual conceituaremos a seguir.
Biografia
Frederick Irving Herzberg nasceu em Lynn, Massachusetts, em 18 de abril de 1923. Foi um psicólogo americano que se tornou um dos nomes mais influentes na gestão empresarial, segundo obituário do New York Times, 1 de fevereiro de 2000.
"Um dos professores de gestão mais influentes e consultores do pós-guerra.”
Segundo França et al. (2002) Herzberg se destacou em sua época dos demais teóricos, pois seus estudos foram alicerçados em uma pesquisa científica, enquanto várias outras teorias da época era baseada em experiência de atuações e deduções individuais dos teóricos que as produziam. Morreu em 18 de janeiro de 2000, em Salt Lake City. Herzberg estava em Utah desde 1972, quando ele foi convidado a participar da Faculdade de Negócios da Universidade de Utah, então liderado por George Odiorne.”
Teoria dos fatores
Sua pesquisa consistiu em conhecer comportamento humano no ambiente de trabalho analisando fatores relacionados à satisfação e à insatisfação dos trabalhadores. Foram entrevistados 200 trabalhadores, que eram questionados em primeiro lugar sobre situações que os faziam se sentir muito bem no trabalho e em seguida, questionava sobre os momentos que