Gestão do conhecimento
Conceito de Gestão do Conhecimento e Criação do Conhecimento
MANAUS – AM
2013
Eliane Rodrigues Vicente ra 417197
Gilneide Cunha Rodrigues Marque ra 417182 lilian marinho de lima ra 181531
Lucas Botelho Pernambuco ra 427265
Luciana Roberta Trindade Braga ra 417193
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Conceito de Gestão do Conhecimento e Criação do Conhecimento
MANAUS – AM
2013
SUMARIO
1 - INTRODUÇAO
Gestão do conhecimento (Knowledge Management) é processo de identificação e transformação do conhecimento que capacita cada individuo e que tem sido utilizada pelas organizações para melhoria de seus processos através da explicitação do conhecimento tácito de seus colaboradores.
O presente relatório acadêmico realizado para avaliação na matéria de GC, onde observaremos as formas como o conhecimento se apresenta e é transmitido.
O Conhecimento Explícito está documentado e pode ser facilmente comunicado e compartilhado. A palavra explícito tem sua origem do latim explicitus, cujo significado é "formal, explicado, declarado".
O Conhecimento Tácito é um conhecimento pessoal e complexo, oriundo da experiência, formado dentro de um contexto social e individual. Este conhecimento é subjetivo, não mensurável e inerente às habilidades de cada indivíduo, por este motivo é difícil de ser explicado e formalizado. A palavra tácito tem sua origem do latim tacitus, que significa "não expresso por palavras".
Os dois tipos de conhecimento expandem-se em qualidade e quantidade, dentro do contexto definido como ba o conhecimento é criado, compartilhado e definido.
A gestão do conhecimento tem levado às organizações a busca de colaboradores que estejam dispostos a se ariscar a sair do ambiente conhecido para o ambiente onde a palavra de ordem é adquirir mais e mais conhecimento.
2 - GESTÃO DO CONHECIMENTO
2.1 –