Motivação Humanas
As motivações humanas publicado por Ruggero Ruggieri
Resumo – As motivações humanas, o que levam o homem a trabalhar e quais motivos o levam a satisfazer as suas necessidades. Quais as suas necessidades, estímulos de trabalho, motivação e quais fatores afetam as atitudes no trabalho. Através deste artigo identificamos os modelos antropológicos e modelos psicossociológicos.
INTRODUÇÃO
Todo mundo está de acordo em que os homens trabalham para satisfazer suas necessidades. O desacordo começa a aparecer no momento em que se procura concretizar quais são estas necessidades. É claro que os filósofos trataram ampla e inteligentemente desse tema ao longo dos séculos, mas com freqüência suas elaborações serviram unicamente de base para formular teorias, sem buscar com ela um direcionamento da ação prática. Entretanto, ao denunciar situações reais em que certas necessidades ficavam insatisfeitas, essas teorias se tornavam um elemento influente para provocar mudanças na realidade.
Nesse setor essencialmente prático que é o ambiente econômico das empresas, tende-se a dar como certo que já sabe o suficiente sobre as necessidades humanas através daquilo que o senso comum nos diz a propósito.
Alem disto, como a empresa se dedica à produção de bens e serviços que satisfazem necessidades humanas, parece claro que se uma pessoa emprega seu esforço numa empresa, o faz para conseguir uma parte destes bens e serviços, ou seu equivalente em valor económico. Se a empresa funciona bem, será capaz de gerar suficiente valor económico para satisfa¬zer os que contribuem com seu trabalho para gerá-lo.
Por isso, se perguntarmos a qualquer pessoa por que trabalha em uma empresa, há grande probabilidade de que sua resposta seja: — Para ganhar dinheiro. É evidente que se a deixarmos pensar um pouco, provavelmente descobrirá que nos disse a verdade, mas não toda a verdade. Ela se dará conta de que há muitas outras coisas que a levam a realizar este