Lei das Prioridades
UNIVEL – União Educacional de Cascavel
ADRIANE CATALUNA
MICHELE ANDRESSA ANTUNES
SONIA DOS SANTOS ALVES
AS 21 IRREFUTÁVEIS LEIS DA LIDERANÇA
CASCAVEL - PR
2014
A LEI DAS PRIORIDADES
Os líderes compreendem que atividade não é necessariamente realização, isto é a lei das prioridades. Nem todo líder pratica a disciplina de priorizar, por três motivos: Primeiro, porque quando estão ocupados acham que estão realizados; priorizar demanda que os líderes estejam sempre pensando a frente, sabendo o que é mais importante; e ainda, leva-os a fazer coisas desconfortáveis, algumas vezes até dolorosas.
Liderança nada tem a ver com conforto, mas sim com progresso. Segundo Stephen Covey, “O líder é aquele que sobe na árvore mais alta, pesquisa toda a situação e grita: ‘Floresta errada’.”
OS TRÊS ERRES
Os líderes precisam reinventar um quadro. O escritor Max Depree enfatiza: “A primeira responsabilidade de um líder é definir a realidade”. Concentre a atenção nos 20% mais importantes e terá 80% de retorno de seus esforços. São os três erres: Requisitos, Retorno e Recompensa.
Quais são os requisitos?
O que preciso fazer, que ninguém pode fazer, ou não fará, por mim? É preciso repensar no que é mais importante.
O que dá o maior retorno?
É passar a maior parte do tempo trabalhando nas áreas em que se considera mais forte, saindo da sua área de conforto mas permanecendo em suas zonas forte.
O que produz mais recompensa? Satisfação pessoal. A paixão é o combustível para que as pessoas sigam em frente.
Se algo que faço, pode ser feito por outra pessoa, com 80% de qualidade, delegue. A vida é curta demais para deixar de fazer o que gosta.
Atividade não é fazer o trabalho. Sucesso só acontece quando você faz seu pessoal se concentrar no que realmente interessa, foco nos objetivos. As prioridades devem estar em ação. Os