Frederick Herzberg
Herzberg foi um estudioso das motivações humanas e deu uma importante contribuição para a Escola Comportamental e para a Teoria das Relações Humanas. Foi psicólogo e professor de Gestão na University of Utah e tornou-se um dos nomes mais influentes na gestão empresarial. Famoso por introduzir o enriquecimento do trabalho e a teoria dos Fatores de Motivação, publicou em 1968 o artigo "One More Time: How Do You Motivate Employees?", que foi o mais solicitado da Harvard Business Review, e que fala sobre atitudes e motivações humanas.
Em 1995, a imprensa internacional anunciou que a sua obra “O Trabalho e a Natureza do Homem” foi listado como um dos 10 livros mais importantes, afetando a teoria e práticas de gestão no século 20.
A TEORIA DOS DOIS FATORES
Frederick Herzberg formulou a teoria dos dois fatores para melhor explicar o comportamento das pessoas em situação de trabalho, como o ambiente de trabalho e o próprio trabalho interagem para produzir motivação. A teoria foi, desde o início, baseada no estudo das atitudes e motivações dos funcionários dentro de