Virtualização
No início: virtualização de mainframe
Há mais de 30 anos a IBM implementou como forma de criar partições de mainframe em máquinas vistuais separadas. Estas permitiam aos mainframes executar várias tarefas ao mesmo tempo. Mainframes eram projetados como forma de aproveitar totalmente o investimento, já que naquela época estes recursos era muito caros.
A necessidade da virtualização x86
Durante a década de 80b e 90 a virtualização foi abandonada, quando desktops servidores x86 e aplicativos cliente-servidor baratos levaram a uma computação distribuida. O surgimento do sistema operacional Linux nos anos 90 e da ampla adoção do windows estabeleceram como padrão os servidores x86. A implantação de novos sevidores e desktops x86 levaram a novos desavios de infraestrutura de TI. Estes incluem:
Pouca utilização da infraestrutura. Servidores x86 alcançavam uma utilização média de apenas 10% a 15%.
Aumento dos custos da infraestrutura física.
Aumento dos custos de gerenciamento de TI. Os ambientes de computação se tornaram mais complexos, assim exigindo maior nivel de conhecimento e especialização na área.
Desktops de usuário final com alta manutenção. O gerenciamente e segurança de um ambiente de desktop distribuídos necessitam de vários parches e upgrades que são operações complexas e caras.
Em 1999, a VMW are Inc. introduziu a plataforma x86 como uma maneira mais eficiente para utilizar o equipamento, fornecendo uma estrutura computacional que possibilitasse o tatal aproveitamento do recursos computacionais destes servidores.