Fortalecimento muscular
Resumo
Resumo: Este estudo tem como objetivo avaliar o efeito de 18 semanas de fortalecimento muscular progressivo e programa de treinamento de propriocepção na força muscular do quadríceps, na prevenção de quedas em mulheres pós-menopáusicas com osteoporose. A incidência de quedas no grupo de intervenção foi significativamente menor do que no grupo controle (taxa de incidência (IRR) = 0,263, IC 95% 0,10 - 0,68).
Introdução: Este estudo tem como objetivo avaliar o efeito de uma força muscular progressiva e programa de treinamento de propriocepção sobre o músculo do quadríceps, equilíbrio, qualidade de vida e redução do risco de quedas em mulheres pós-menopáusicas com osteoporose.
Métodos: Cem mulheres sedentárias na pós-menopausa com osteoporose, com idades que variam de 55 a 75, foram selecionadas e divididas aleatoriamente em dois grupos: o grupo de intervenção formado por 50 pacientes que se submeteram a 18 semanas de treinamento com carga progressiva para o músculo quadríceps (50% até 80% de 1-RM - uma repetição máxima) e treinamento de propriocepção associada a um tratamento medicamentoso da osteoporose. A força muscular, equilíbrio, mobilidade funcional e qualidade de vida foram avaliadas no início e no final da pesquisa. O número de quedas foi avaliado 24 semanas pós-tratamento.
Resultados: Oitenta e cinco pacientes concluíram a pesquisa. O programa promoveu uma diferença significativa entre os grupos para o SF-36 (questionário para avaliação da qualidade de vida) nas oito sub-escalas