Os benefícios do fortalecimento muscular para idosos
Objetivo: Identificar os aspectos positivos do fortalecimento muscular para indivíduos idosos como forma de manter a qualidade de vida diante do declive funcional desses indivíduos.
Introdução: Segundo o Estatuto do Idoso “Art.1.º É instituído o Estatuto do Idoso destinado a regular os direitos assegurados ás pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.”,ou seja, no Brasil a partir dos 60 anos um individuo é considerado idoso. Segundo dados do IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no período de 1998 a 2008 o numero de indivíduos acima de 60 anos subiu de 8,8% para 11,1% o que corresponde a 21 milhões de pessoas .
A redução da massa muscular e da força muscular (Sarcopenia) são aspectos do envelhecimento muito abordados na literatura e em pesquisas sobre o tema (1, 2,3). Esses processos juntamente com a deterioração da elasticidade e estabilidade dos músculos, tendões e ligamentos diminui o controle sobre o corpo e equilíbrio, que aumenta o risco de acidentes, sobretudo quedas (1,6) diminuindo assim a autonomia desses indivíduos fazendo com que isso afete diretamente sua qualidade de vida e motivação para atividades sociais levando-os ao ostracismo e processos depressivo.
A partir disso pesquisas vêm mostrando que trabalhos de força de alta intensidade podem produzir um aumento significativo da força muscular em indivíduos idosos (1) para os quais o principal objetivo do exercício é a qualidade de vida e não a performance (11). Força essa que segundo Barbanti (1994) é a capacidade de exercer tensão muscular contra resistência, envolvendo fatores mecânicos e fisiológicos que determinam a força em algum movimento particular, assim o fortalecimento muscular é um alvo de estudos para minimizar os efeitos do envelhecimento sobre o sistema músculo- esquelético
Revisão literária: O envelhecimento se da a partir do momento em que nascemos porem em uma fase da vida ocorre o