Fortalecimento muscular
Levantar da cama e tomar um banho no chuveiro, tarefas que o trabalhador faria sem o menor esforço, podem ser impossíveis de serem realizadas pelo idoso enfermo. Apesar dessa diferença abissal, ambos podem se beneficiar da prática de exercícios. Obviamente, o programa de exercícios é direcionado para cada nível de condicionamento físico e para determinado objetivo. Enquanto o idoso pode necessitar de exercícios de reforço da musculatura da coxa, com o objetivo de ficar de pé, o trabalhador braçal pode precisar de exercícios aeróbicos para auxiliar no controle da pressão arterial.
De uma maneira geral, os exercícios físicos envolvem o fortalecimento e alongamento muscular e os exercícios aeróbicos. Os exercícios de fortalecimento muscular são feitos pela contração muscular contra resistência e têm como resultado imediato a melhora na capacidade de realizar as tarefas comuns do dia a dia. Além disso, a musculatura mais forte consome mais energia e ajuda a controlar o peso. Como benefício no longo prazo, a prática de exercícios de fortalecimento muscular ajuda a preservar o estoque ósseo de cálcio, prevenindo a osteoporose.
O alongamento muscular, realizado adequadamente, tem como benefício aliviar as tensões musculares acumuladas no dia a dia, prevenindo lesões e aliviando a dor. Os exercícios aeróbicos são benéficos para o sistema cardiovascular e para o metabolismo das gorduras e da glicose, quando associados a uma dieta razoavelmente equilibrada, além de serem