Fortalecimento Muscular
Ana Caroline Lopes Alves¹ ;Daniele Carla da Silva¹; Emanuele Silva de Sousa¹; Erika Marques de Freitas¹; Maria Suiane Rocha¹; Suzane Madeiro¹;
Fábia Azambuja Pereira Salviano²
¹ Alunos do curso de Fisioterapia – FANOR
² Professora do curso de Fisioterapia - FANOR
Fortalecimento
Fortalecimento muscular ou musculação é a atividade que visa o desenvolvimento da força, resistência e tonificação muscular. Pode ser praticada como recuperação de alguma condição física e como complemento de outras atividades físicas podendo ser realizada com pesos livres ou com auxílio de máquinas. O exercício resistido, exercício ativo no qual uma contração muscular dinâmica ou estática é resistida por força externa, aplicada mecânica ou manualmente, é um quesito imprescindível num programa de reabilitação, para se promover a saúde e o bem-estar físico e prevenir o risco de lesões. Ele restaura, melhora ou mantém a força, a potência e a resistência muscular a fadiga entre outros efeitos.
Formas de fortalecimento
.
•
Para promover ganho de força muscular podem ser usadas as contrações isométrica e isotônica. A contração isométrica é utilizada nos estágios iniciais da reabilitação, usando uma carga de exercícios de 60% a
80% da capacidade de desenvolvimento de força do músculo. O maior empecilho ao treinamento isométrico é a sua fraca transferência para o cotidiano, visto que a maioria das AVDs envolvem contrações excêntricas e concêntricas.
A contração isotônica pode ser dividida em concêntrica e excêntrica. Há evidências de que os ganhos de força adaptativos, após um programa de exercícios, pareçam similares, embora uma contração concêntrica máxima produza menos força que uma contração excêntrica.
Uma maior de unidades motoras precisa ser recrutado para controlar a mesma carga concêntrica do que excentricamente .
.
Benefícios do fortalecimento muscular
•Melhora o desempenho muscular aumentando a
força,