Tecido Muscular
O tecido muscular compreende cerca de 40-50% do peso corporal e suas células são responsáveis pela contração muscular. Essa contração das células musculares e a organização das organelas extracelulares são responsáveis pela locomoção, pela constrição das estruturas e por outros movimentos propulsores. Características: A excitabilidade é a capacidade do tecido muscular de receber e responder a estímulos; a contratilidade é capacidade que uma estrutura apresenta de reduzir suas dimensões (contração); a extensibilidade é capacidade de distender-se; e a elasticidade é capacidade de retornar à sua forma original após contração ou extensão.
O tecido muscular é altamente especializado sendo, portanto, utilizados termos específicos para nomear suas estruturas. A membrana celular é o sarcolema; o citoplasma é o sarcoplasma; o retículo endoplasmático liso é o retículo sarcoplasmático e as mitocôndrias são os sarcossomas. Por ter o comprimento consideravelmente maior que a largura, essas células são chamadas de fribara musculares. O tecido muscular se diferencia a partir do mesoderma, onde as células mesenquimais originam células alongadas com capacidade de se contrair — os mioblastos.
FUNÇÕES - Por meio da contração das células musculares, alternadas pelo seu relaxamento, o tecido muscular é capaz de realizar diversas funções, tais como: • produção de movimento do corpo em determinadas situações como na realização de caminhada; • fornecer estabilização das posições do corpo; • movimentação de substâncias no interior de determinados órgãos pela produção de contrações, como no deslocamento do sangue no interior dos vasos sangüíneos; • regulação do volume dos órgãos, a exemplo do que ocorre com o estômago durante o armazenamento temporário de alimento e • geração de calor durante a contração do músculo para realizar trabalho, e o calor liberado é utilizado na manutenção da temperatura corporal.
(1)Músculo Estriado - As células musculares apresentam em